Praias2019-01-07T12:17:11+00:00

(1º) Primeira Praia

E necessário atravessar a vila, que cada vez mais oferece diversas opções ao turista como (bares, restaurantes, lojas, feirinha artesanal etc..). Está e a mais frequentada pelos moradores locais é ideal para a prática de alguns esportes aquáticos como mergulho, surf, wakeboard, tirolesa e banana boat. Com o farol sendo um dos seus principais atrativos, está praia de aproximadamente 300 metros de extensão foi á primeira em contar, na década de 80, com barracas de praia, nas quais ao passar dos anos, se foram estendendo ao restante das praias.

Hoje me dia é a mais generosamente construída; suas casas terminam diretamente sobre a areia e gozam do permanente som que vem do mar. Outra marcante característica dessa praia são suas barreiras de corais que permitem a pratica do mergulho com equipamento autônomo e ademais e a única apta para á pratica do surf.

(2º) Segunda Praia

A principal característica desta praia e a concentração de barracas onde se pode desfrutar de pratos tradicionais e internacionais, acompanhados de cervejas geladas e deliciosos sucos de frutas naturais ou as lendárias caipifrutas. Seus 400 metros de praias são propícios para relaxar ao som de ritmos baianos ou para a pratica de esportes como o volley ou futvoley. Berimbaus e pandeiros anunciam o entardecer nos convidado a presenciar uma roda de capoeira, praticada pelos habitantes da ilha que com sua rara beleza, cativam a seus pequenos assistentes de movimentos que aprendem a arte da capoeira desde sua mais terna infância.

Há noite transformam está praia em um cenário de festa nas quais locais, nativos, moradores e turistas dos mais diversos locais do mundo, bailam e se divertem juntos no ritmo das músicas locais.

Em um cantinho das palmeiras da vegetação tropical, tendo a vista á ilha da saudade coloca um fim nesta praia e abre espaço para a terceira.

(3º) Terceira Praia

A terceira praia com todos os tipos de hotéis, é a menos agitada, mais com fácil acesso ao centro, tem um extensão próxima a os 800 metros, está praia conta com um atrativo particular: A ilha de Caitá com sua única palmeira. A uma distância de 500mts da costa, essa ilha está rodeada de recifes de coral rosa, onde a pratica do mergulho ou snorkel permite avistar uma infinidade de peixes com as mais variadas e exóticas cores.

Nesta mesma praia também existe a possibilidade de alugar de bicicletas ou kayaks. Outro ponto a favor: dispõe de um amplo setor de camping para quem ama tirar suas férias desta maneira.

Conta também com há fazenda Caiera e sua pista de aterrissagem e decolagem, ela recebe aviões de pequeno porte e cobre o trajeto de Morro-Salvador-Morro, (mais informações em como chegar.) e assim damos um ponto final a está encantadora praia.

(4º) Quarta Praia

A magnificência da natureza se faz presente nesta esplêndida praia.

Um coqueiral sem fim se mescla com os 4000 metros de finíssima areia branca, amigáveis amendoeiras, que oferecem sua sombra e um mar extremamente transparente e tentador, sem nenhum exagero está praia e um verdadeiro paraíso.

Durante a baixa maré, particularmente nos períodos de lua cheia e nova, os recifes de corais favorecem a aparição de piscinas naturais que banhadas pela luz do sol, nos fazem lembrarem piscinas de aguas termais. E suficiente apenas um snorkel para desfrutar da visão dos maravilhosos corais e seus peixes regados de cores. Está praia e um convite para desfrutar o melhor que a natureza pode oferecer, não e em vão que a revista Terra e Veja em um ranking posicionaram a (4 °) praia uma das 10 praias mais lindas todo o Brasil.

(5º) Quinta Praia

Um pouco mais distante de Morro se encontra a praia do encanto, que é chamada de ( 5°)Quinta praia, dotada da mesma indescritível beleza da (4 °) quarta praia, com uma extensão de vários quilômetros, é a mais deserta das praias próximas a Morro.

Continuando a caminhada por esta praia temos de um lado um maravilhoso mar e do outro um coqueiral que nos acompanha durante todo o trajeto, até encontrarmos um mangue que pode ser atravessado por dentro de uma fazenda, de ai entraremos em uma vila de pescadores chamada de Garapoá , é sua praia que leva o mesmo nome. Um paraíso de areia cercado por corais que a converte em uma verdadeira piscina saída do paraíso.

Prainha do Forte

Do outro lado do morro ente a (1 °) Primeira praia e as muralhas do forte se encontra a prainha do forte, onde se pode observar um maravilhoso entardecer, e com sorte alguns golfinhos entre o mágico nascer da lua cheia.

A uns 30 metros, acima do nível do mar se encontra o mirador do farol que proporciona uma das mais belas vistas da (1 °) e da (2 ° ) praia onde se pode ver os recifes de corais e um mar cheio de cores que oscilam entre o verde e o azul turquesa.

Saindo deste lugar de Morro seguindo para o oeste, em direção ao povoado de Gamboa do Morro se encontra uma grande extensão de praias quase desertas ao pé dos morros.

Praia de Porto de cima

Podemos chegar a está praia desde Morro quando a maré baixa bem, da nossa própria pousada há um caminho chamado (Rua do Porto de Cima), descendo até a costa por uma trilha toda verde (120 metros) Nesta praia é onde eventualmente se oferecem cursos de mergulho, é onde também se observam árvores frutíferas, encostadas sobre a beira do mar e ao largo de quase toda a baia.

Nesta praia, nos períodos de lua cheia é realmente encantador, durante a tarde, podemos esperar o por do sol e quase ao mesmo tempo olhando ao leste, vemos quando aparece a lua atrás do morro, lembrado que vemos tudo isto a beira de um mar que é um sonho.

Ponta das pedras

Continuando caminho pela praia até o oeste se chega a está ponta chamada pelos nativos de ponta das pedras.

Trata-se de praias cercadas por pedras, de aguas cristalinas e calmas, sendo que o privilegio desta localidade é que não há nenhuma barraca de praia, somente um Iate Clube. Onde os veleiros que passam por aqui baixam suas ancoras para desfrutar da calmaria do mar.

Mais adiante há uma erosão no morro que deixou a vista uma parede de barro na qual se diz que suas propriedades fazem muito bem a pele e aos cabelos, produzindo uma sensação muito relaxante. Vale a pena a caminhada para visitar e experimentar o banho na lama medicinal.

Praia de Gamboa

Andando cerca de 20 á 30 minutos pela praia de Ponta das pedras, se chega ao povoado de Gamboa. Alguns anos atrás Gamboa parecia estar a quilômetros de Morro, porque não havia em Gamboa nenhum sinal de um desarrocho turístico como se via em Morro.

Atualmente segue sendo um povoado de pescadores sem o *ar internacional* do povo vizinho. Tal vez por isso alguns moradores se mudaram de ai e construíram suas casas e algumas pousadas. Hoje em dia apesar de oferecer infraestrutura com alojamentos e restaurantes de qualidade com comidas regionais, e ainda preserva um ar tranquilo de um povoado de pescadores.

Muitos turistas que preferem o sossego, escolhem Gamboa para hospedar-se; bastando dar um saltinho a Morro para quando quiserem um pouco de diversão, ou mesmo para desfrutar de uma festa ou ver o movimento da rua principal.

Certificados TripAdvisor

Certificados TripAdvisor